Como ajudar seu filho na adaptação escolar

O início de um novo ano escolar é motivo de preocupação para muitos pais. Só quem tem filho sabe que não é fácil vivenciar de perto, e sem sofrimento, a adaptação escolar. E não importa se o bebê está ingressando na escola pela primeira vez, ou se o filho precisou mudar de escola por algum motivo. Em ambos os casos o coração aperta ao saber que ele terá que se adaptar às mudanças.

No caso de mudança de escola, os pais sofrem por saber que o filho terá que deixar para trás os laços que havia construído para construir novos, mas o certo é que isso é necessário. Para que as crianças cresçam saudáveis e amadureçam para o ingresso na vida adulta eles precisarão de separações e de frustrações. A vida é feita de mudanças, e elas são necessárias para o crescimento e amadurecimento.

Nesse período de adaptação, as salas de aula são vistas como um território desconhecido para as crianças. Mesmo que o pequeno inicie o ano letivo na mesma escola que já estudava no ano anterior, ele vai precisar se adaptar à nova rotina, regras e professor.

Para aqueles que estão entrando na escola pela primeira vez, ou iniciando numa escola nova, o cenário é ainda mais desconhecido para a criança. No meio de tanta novidade, eles ainda terão que fazer amigos, e nos primeiros dias é bem provável que ocorra birra, choro e cenas na porta da escola.

O papel dos pais nesse processo

É nessas horas que entra o papel dos pais, que precisam desempenhar uma função importante nesta fase, para tentar amenizar o medo para que o filho enfrente com mais segurança essa nova etapa.

Os novos professores e o lugar estranho são algumas das queixas mais frequentes das crianças. Nesse momento é importante que os pais demonstrem ao filho a confiança que depositam na escola, e que eles acreditam que é a melhor escolha que fizeram para ele.

As crianças menores possuem menos recursos emocionais para lidar com as mudanças, pois tudo que é diferente e acontece longe dos pais as deixam inseguras. É interessante nunca fazer mudanças sem preparar a criança, ir com ela visitar o local e conhecer as pessoas que trabalham ali. Não importa a idade do seu filho, é sempre bom conversar com ele sobre o local escolhido. A medida que a criança vai crescendo, ela normalmente passa a ter uma percepção e maturidade para se adaptar de uma maneira mais tranquila às mudanças.

Dificuldades mais comuns que as crianças enfrentam

  • Falta de entrosamento com os novos colegas;
  • Adaptar-se a novas regras;
  • A dificuldade de entender o espaço físico da nova escola;
  • Não conhecer os professores e funcionários e, consequentemente, não se sentir segura e amparada;
  • A saudade da escola anterior, sentindo falta dos colegas, professores e funcionários, inclusive do espaço físico.

Como lidar com os problemas de adaptação das crianças

  • Ir a escola é obrigatório.
  • Levar a criança até o local antes do início das aulas para que ela conheça o ambiente e, se possível, os professores. Isso diminuirá o impacto do primeiro dia de aula;
  • Em muitos casos são os pais que não se adaptam aos novos horários, lugares, normas e acabam transferindo isso indiretamente aos filhos. Portanto, escolhida a escola é proibido criticar a escola na frente dos filhos;
  • Se depois de muita conversa a criança fizer manha, deixe claro que estará esperando por ela na hora da saída e trate a situação com naturalidade.

Com informações: Portal IG

Receba nossas novidades