A promoção da saúde mental envolve ações que permitam às pessoas adotar e manter estilos de vida saudáveis.
A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade. Uma implicação importante dessa definição é que a saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências. Ela pode ser vista como um estado de bem-estar emocional e psicológico, no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade.
O bem-estar e a saúde mental são fundamentais para nossa capacidade coletiva e individual, como seres humanos, para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros, ganhar e aproveitar a vida, aponta a OMS.
Neste caso, a promoção, proteção e restauração da saúde mental podem ser consideradas como uma preocupação vital dos indivíduos, comunidades e sociedades em todo o mundo.
Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) assegurou que não existe nenhuma definição oficial que diga respeito à ela, já que esta é sempre influenciada pelas diferenças culturais e pela subjectividade.
O acompanhamento do comportamento diário de uma pessoa é a melhor forma de conhecer o estado da sua saúde mental.
Lembre-se:
A saúde mental é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental.
É bom destacar que todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.
De acordo com a organização, diversos fatores podem colocar em risco a saúde mental dos indivíduos, entre eles, rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos.
A promoção da saúde mental envolve ações que permitam às pessoas adotar e manter estilos de vida saudáveis.
A saúde mental na visão da AMAIS
A AMAIS Psicologia e Desenvolvimento humano procura focar no indivíduo como um todo. A própria OMS reforça que a saúde mental não é uma dimensão que se possa dissociar da saúde física. Existem evidentes ligações entre as patologias mentais e as biológicas.
Devido a esse entendimento, a AMAIS tem uma propostas voltada à assistência à saúde mental aliada à saúde física, reunindo profissionais de diversas áreas, que juntos procuram proporcionar para cada atendido um acolhimento e tratamento personalizado. Nesse caso, ao atender um paciente, o foco não se dá apenas na sua saúde mental, mas no desenvolvimento humano e promoção da saúde.
Como o atendimento é formado por uma equipe multidisciplinar integrada, isso possibilita ter um olhar mais ampliado, procurando promover a saúde e a necessidade do cuidado do corpo e da mente.
Com informações da Organização das Nações Unidas